Tecnologia aplicada na movimentação de cargas

» Dicas e Novidades

OS PALETES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Olá pessoal !

Hoje vamos falar um pouco sobre o que consideramos quase fundamental para uma boa e correta movimentação de cargas. Os Paletes e suas particularidades.

Os Paletes são indispensáveis na logística e no trabalho conjunto com paleteiras e empilhadeiras. Seria praticamente impossível portos, aeroportos, fábricas e armazéns fazerem com que sua logística funcione adequadamente sem um palete, de preferência, um palete de qualidade.

Geralmente confeccionados em madeira são os paletes mais comumente utilizados, podendo ser encontrados em praticamente todas as operações, desde armazéns a aeroportos.

Hoje em dia é comum vermos paletes até mesmo como objetos de decoração, o que os tornam cada vez mais "famosos" no dia a dia das pessoas.

Pioneiros embora contemporâneos, os paletes de madeira serviram de inspiração para a confecção de paletes de outros materiais, como plástico, metal e até mesmo galvanizados para aplicações em locais de alta umidade.

Nos mais diversos modelos, formatos e tamanhos, muitas vezes os paletes são confeccionados sob medida para atenderem às mais variadas necessidades. Ainda assim, os paletes confeccionados em madeira continuam em alta sendo os mais utilizados muito em razão do custo x benefício.

Surgido na Europa, o Palete Euro passou a ser  utilizado mundialmente, principalmente nos países ocidentais, incluindo o Brasil, o que culminou com a inspiração da criação do Palete PBR, Padrão Brasil. Este palete ganhou notoriedade pela facilidade em padronizar diversas operações, quer na origem, quer no destino, se transformando inclusive em referência para a criação e desenvolvimento de projetos de equipamentos, já que apresentam tamanho e formato padrão.

 Introduzidos no mercado brasileiro na década de 90 pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, em conjunto com o Comitê Permanente de Paletização e inspecionados pelo IPT-USP Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, o paletes PBR vem ano a ano ganhando cada vez ais espaço na padronização das operações logísticas.

 Com medidas padronizadas de 1.200 mm x 1.000 mm, os Paletes PBR possuem padrão rigoroso com relação ao número de tábuas superiores, tábuas intermediárias, tocos e tábuas inferiores, ou seja, todas as peças de montagem devem obedecer ao mesmo critério de fabricação, quer onde ocorra, inclusive com gravação via marca de fogo no paletes de madeira e estampados nos paletes plásticos e de metal, identificando o fabricante, mês e ano da produção.

 Não existe uma regulamentação com relação à validade de uma palete PBR. Há relatos de paletes com mais de 15 anos de utilização, ou seja, o que vale ponderar é a qualidade e o estado de conservação dos paletes para que possam ser manuseados com segurança para os operadores e para as cargas.

 Em geral, os paletes são vazados em uma extremidade, o que permite inclusive a utilização de uma empilhadeira patolada, porém uma particularidade dos paletes em seus diversos modelos, dependendo da necessidade de utilização, são os paletes fechados. Ou seja, nenhum dos lados permite acesso da empilhadeira ou do transpalete. Nestes casos, devemos empregar uma empilhadeira do tipo "pata larga", onde as patolas abertas "abraçam" o Palete por fora e os garfos ficam livres. Veja figura abaixo.

 As empilhadeiras à combustão e elétricas do tipo contra balançada ou retráteis e até mesmo as empilhadeiras off-road possuem os garfos avançados e livres, portanto conseguem acessar o palete por qualquer lado, vazado ou não. O indicado no entanto é sempre pegar o Palete PBR pelo lado de 1.000 mm de comprimento, assim o centro da carga fica mais próximo do centro de gravidade da empilhadeira, dando maior estabilidade ao conjunto. 

                     

 Veja abaixo os modelos de paletes abaixo e identifique qual o melhor modelo para suas operações.

 

 

Esperamos ter contribuído para seus conhecimentos, mas se mesmo assim ainda pairar dúvidas sobre qual palete ou empilhadeira utilizar em suas operações, conte conosco. A Tecnocar terá uma enorme satisfação em lhe auxiliar.

 Abraços e até a próxima.

 Equipe Tecnocar.